sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

2014 será regido pelos Orixás Xangô e Iansã

Curta Umbanda, eu curto

Texto do site www.umbandaeucurto.com

O planeta Júpiter e o elemento Fogo determinam a aproximação com os Orixás

Por: Umbanda Eu Curto
http://umbandaeucurto.com/noticias/2014-sera-regido-pelo-orixa-xango-e-iansa/#

A afirmação do título acima é facilmente encontrada nos principais buscadores na internet e se mostrou, em nossa pesquisa, com alguns bons fundamentos que julgamos valer a pena dividir com os leitores. Nós, dos canais Umbanda, eu curto!, acreditamos que todos os Orixás e Guias da Umbanda estão (e estarão) próximos de nós a todo momento; basta chamar por Eles. Contudo, já virou tradição destacar um ou mais Orixás como regentes de um determinado ano e, assim, buscamos definições coerentes com as características dos Orixás para publicar aqui. Independente de qualquer enunciado, destacamos que a fé e reverência a todos os Orixás e Guias da Umbanda deve prevalecer sempre, em detrimento de um ou outro.
De acordo com vários Dirigentes e Pais/Mães de Santo de Umbanda e Candomblé pesquisados, o ano de 2014 será regido por Xangô e Iansã. A afirmação se dá por aproximação com estudos astrológicos, onde Júpiter será o planeta regente do novo ano, criando assim correspondência direta com Xangô. “Primeiro de janeiro de 2014 cai numa quarta-feira de Lua Nova, dia consagrado aos mesmos Orixás para não ter dúvida que é o casal do dendê que vai reger o nosso próximo ano”, afirma o consultor esotérico Edinho D’ Ogun em seu site, referindo-se ao dia da semana relacionado a Xangô e Iansã.
Xangô também é considerado o Orixá do fogo, já que é poderoso e inspira respeito por onde passa. Seu senso de Justiça é representado pelo raio e pelo trovão e, embora passe uma imagem repressiva, Xangô sempre soube separar o bem do mal.
Já Iansã é a Deusa dos ventos e das tempestades e oferece muito otimismo e auxílio nas grandes paixões. Possui um espírito aventureiro como nenhum outro e ama a liberdade acima de qualquer coisa. Considerada a mãe da ventania e dos trovões, Iansã impressiona pela sua independência. Sua imagem está ligada a uma mulher guerreira, que defende tudo com unhas e dentes, mas o amor e a alegria que ela espalha em todos os momentos são também suas características.
Então, com Xangô e Iansã como regentes, o que então esperar de 2014?
Numa análise breve, é possível dizer que quem deseja ter um bom ano “terá que andar na linha”. Isso significa cumprir com suas obrigações e deveres, procurar o máximo possível agir corretamente e fazer tudo com os pés no chão para não sofrer as conseqüências futuras. Haverá uma tendência de que as pessoas estejam bem mais vivas e atentas do que o normal e qualquer falha ou erro, por mais simples que possa parecer, poderá ser motivo de disputas e desentendimentos. A influência de Iansã poderá surgir a partir de um comportamento geral das pessoas que estarão mais propensas a se libertar dos preconceitos e velhos hábitos. “Existirá um índice maior de pessoas preocupadas em se fazerem felizes do que dar ouvidos ao que os outros vão falar. Será muito comum ver as pessoas mais independentes, felizes, lutando por seus ideais”, afirmou o consultor.
Emídio de Ogum, em seu blog, faz uma outra aproximação interessante e que ajuda a pensar em como será o ano de 2014. Segundo ele, no Horóscopo Chinês, 2014 será o “Ano do Cavalo”, o que também converge para Xangô e Iansã (devido ao elemento Fogo). O Ano do Cavalo é bom para quase tudo, inclusive para quem busca romance, casamento e realização profissional. “Mas, para tudo, é preciso muita luta por seus objetivos, pois nada cairá do céu”, afirmou.
E disse também: “Este ano será bom para início de um trabalho ou abertura de empresa, será uma época boa para as decisões e projetos, também para promoções se este for seu objetivo. Estudar, criar e colocar em prática é a regra básica”.
A influência impulsiva do cavalo trará autoconfiança, ditará as ações e emoções. O tempo do cavalo é rápido, inspirará mudanças. Haverá uma liberdade de movimento em 2014, que invocará sentimentos impulsivos, renovação, transformação.
Neste contexto, vale a pena aproveitar a força espiritual do novo ano para colocar em prática projetos que estão parados e ideias que nunca saíram da gaveta. Transformar intenções em atitudes significa pensar, planejar e agir, sem demora e sem temor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário